sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Malcon X (o livro da 600 páginas que valeu a pena ler)

Um dia eu estava em casa quando minha irmã chegou com um livro que me chamou atenção pela capa.Tinha um negro e palavras em ingles.Mas o grossura do livro ,devia ser umas 600 páginas.Olhei o nome e percibi que já tinha ouvido falar.Titulo Biografia de Malcon X.
Eu já tinha visto uma citação do nome deste autor num documentário de Tupac
Fiquei interessado em ler o livro.Minha irmã disse que não podia me emprestar por que não era dela,era emprestado.Naquela semana,fiquei varios dias na casa de minha mãe.E aproveitei para ler o livro.Pra minha surpresa cada capítulo revelava a historia do Negro Americano,um negro diferente daquele que estamos acostumado a ver nos filmes.Quantas revelações enormes tive neste livro.Aprendi coisas que jamais aprenderia na escola ou em qualquer outro lugar.Tive em alguns momentos raiva dos brancos,pois Malcon X tinha raiva dos brancos,por isso era tão temido.Pois foi o primeiro negro da America que revelou o racismo e lutou contra ele de todas as formas,sofreu e morreu por isso.
O mais importante é que aprendeu tudo na cadeia.Foi preso,só que lá diferente daqui as penitenciarias tem bons livros e Malcon X teve pessoas que lhe revelaram o mundo como ele era e ainda é.
Imagine um Negro em que o Pai é assinado,a mãe enlouquece,é criado num reformatorio,na escola seus sonhos são destroidos,se envolve com drogas,mulheres e se envolve em todos os tipos de delitos.E anos mais tarde se torna o porta voz de milhões de negros nos ESTADOS UNIDOS E da América em 1968.Como isso aconteceu?

Malcon X lutou pelo negro,participava de debates acalorados na TV americana.E ganhava de todos .Pois tinha sabedoria.Ele disse uma frase que nunca mais vou esquecer.

...se um time sempre ganha,e todos perdem o problema não é do time que perde e sim das regras, que favorecem a equipe vencedora sempre.
Tivemos varios exemplos disso no nosso país.As leites vem sempre ganhando em tudo na nossa sociedade,basta ver qual o perfil socioeconomico dos universitarios para citar um entre outros.
Mudar a regra,o povo negro na américa e no mundo vem sofrendo com a consequencias devastadoras do capitalismo.Malcon X combatia.Isso em uma parte do livro uma jovem branca lhe perguntou se ela poderia fazer alguma coisa e ele disse que nada.A mesma saiu chorando da palestra,pois se sentia envergonhada por tudo que ouvira de Malcon sobre as atrocidade cometidas por pelos brancos na américa.
Eu fiquei pensando então nos dias de hoje é impossivel imaginar que algum branco seja capaz de sentir vergonha.O argumentos são sempre esses:
Não podemos pagar pois coisas que nossos parentes de cor fizeram.
Fico tão triste quando ouço coisas do tipo.Pois estas pessoas não se dão contam que se ganham do negro na hora do emprego,se ganham do negro acesso na universidade,se estão sempre em vantagem,é pela bagagem historica que o nosso povo sofreu.Pois ainda não aquirimos plena cidadania e os mesmos direitos fruto da historia de nosso país.Estas pessoas não pensam que aquele emprego que ele ganha é a custas de milhares de negros que não tem a mesma oportunidade devido a cor da pele.
Quando terminei de ler o livro tive a sensação de calma e a minha revolta passou,pois MAlcon X foi muito cruel com branco,por falar a verdade e aqueles que tinham brancos que tinha consciencia e queriam combater o racismo não tiveram vez.Mas na páginas finais MALCON X após se afastar da nação do Islã, visita a AFRICA e a Europa conhece um outro tipo de branco,diferente do da america.Nisso refrmula suas teorias, essa reformulação que é a causa de sua morte,pois estava se tornando um lider mundial.E foi o primeira a conseguir oque se faz hoje que é busca de identidade com a África, com os povos que sofrem.Pena que foi morto, e com certeza com ajuda da elite racista e nazista Americana.
Concerteza foi o melhor livro que já li.E deveria ser leitura obrigatória pra em universidades.POis ali esta as raizes da luta e do sofrimento do negro na América .

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial